aCentral Folque convidada em Lisboa

aCentral Folque foi convidada pelo Centro de Estudos Galegos da UNL a participar no seu programa “Maio é galego” que se está a desenvolver todo o mês em diversos lugares da capital lusa.

A dupla Asem, sanfona/gaita-de-fole, posando no muinho de Asem, Compostela.

A dupla Asem, sanfona/gaita-de-fole, posando no muinho de Asem, Compostela.

Com a referência central da festividade das Letras Galegas (17 de maio), dedicada este ano ao poeta e tradutor Xosé María Díaz Castro, o programa de atividades aspira a continuar o trabalho de estudo e divulgação da cultura galega na cidade de Lisboa.

LISBOA

  • Terça 20 de Maio. Intervenção musical de Asem (duo sanfona/gaita-de-foles de aCentral Folque – Centro Galego de Música Popular: Ariel Ninas + Ramom Pinheiro) + Encontro e conversa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL), 16 h.
  • Sexta 23 de Maio. Lançamento de ‘Os contos de Joselín’ e ‘Miniaturas de Eugenio Granell. Música revelada’. Apresentação das últimas publicações de ACentral Folque sobre investigações do património imaterial histórico. Xuventude de Galicia – Centro Galego de Lisboa, 19:30 h
  • Quinta 22 de Maio. Alem do convite do Centro de Estudos Galegos a dupla ASEM vai ofrecer um concerto no bar Anos 60 no bairro da Mouraria a partir das 23 h.

Aproveitando a viagem, haverá encontros com parceiros lisboetas do departamento de Etnomusicologia da UNL e músicos da cidade.

GUIMARÃES

Já no sábado 24 de Maio a expedição faz uma parada em Guimarães para apresentar  no Círculo de Arte e Recreio pelas 22h o projeto d’aCentral Folque em conversa e com concerto de Asem para finalizar o acto. O Círculo de Arte e Recreio é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada no 1939, sob a designação de “Grupo Musical Ritmo Louco”, Circulo Arte e Recreio (C.A.R.). Podes ver este vídeo filmado para a capitalidade europeia da cultura de Guimarães.

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe

Bookmark the permalink.

Deixa un comentario