Concertos de CCGP na Beira Alta

A dupla galego portuguesa de Ariel Ninas e César Prata que acabam de publicar no selo d’aCentral Folque o disco “Cantos de Cego da Galiza e Portugal” fam uma pequena tournée na Beira Alta de Portugal, perto da raia com a Salamanca castelhana. Seram dois concertos em Belmonte e na Guarda esta semana onde fazer canções de cegos e cegas da cultura partilhada das tradições de ambos lados do Minho.

Datas:

“Cantos de Cego da Galiza e Portugal” é um concerto temático sobre um personagem singular na cultura musical ibérica: o cego, que desde a Idade Média povoava o universo sonoro das feiras e romarias, contando e cantando históriasde crimes, romances e feitos históricos.

Dois músicos, um galego e um português, lançando mão de diversos instrumentos, cantam e tocam canções de cego. A sanfona, instrumento de origem medieval e companheira certa dos cegos cantores, ocupa um papel central neste concerto que junta canções galegas e portuguesas recentemente gravadas no disco “Cantos de cego da Galiza e Portugal”, editado por aCentral Folque da Galiza.

Voz, sanfona, guitarra, braguesa, guitalele, harmónio, harmónica, percussões – Ariel Ninas e César Prata.

Assim soaram no concerto da Guarda galega o passado setembro:

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe

Bookmark the permalink.

One Comment

  1. un son impecable no directo ,

Deixa un comentario