Encontro de Tocadores: Palestras

EncontrotocadoresForoO Fórum do Encontro de Tocadores 2016 já tem o programa fechado de palestras e apresentações. Estes são os detalhes do Programa de Palestras do EdT que começa na tarde de dia 3 de junho, às 18h30 com uma palestra d’A Música Portuguesa a Gostar dela Própria, com o Tiago Pereira, reiniciando-se na tarde seguinte, dia 4 de junho, pelas 15h00 com a apresentação do livro com CD “Xoán Tilve, gaiteiro de Campañó” com Óscar Ibanez, seguida por outra apresentação sobre a  “Tabela das afinações dos cordofones portugueses” com Francisco Caldas. Haverá também uma palestra sobre os Usos do cancioneiro galego-português, com José Luís do Pico Orjais e Domingos Morais. O programa de palestras encerrará com a apresentação do Método de Concertina / Acordeão Diatónico por Pedro Blanco. O domingo o programa contara com o lançamento do CD de viola braguesa “Moda Velha”, de Chico Gouveia. Aliás contaremos com alguma surpresa guardada para apresentar a última hora.

Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho de Caminha

PROGRAMA:

A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria com Tiago Pereira e José Moças

  • Sexta, dia 3 às 18h30m

http://www.encontrodetocadores.pedexumbo.com/2016/pt/26/

Apresentação do livro com CD “Xoán Tilve, gaiteiro de Campañó” com Oscar Ibáñez e Ramon Pinheiro

  • Sábado, dia 4 às 15h

“Xoán Tilve, gaiteiro de Campañó” (aCEntral Folque, 2015) é o novo título da coleção “Chave Mestra” sobre personagens da tradição musical e oral galega. O livro, escrito por Xavier Groba e Óscar Ibáñez, recupera as gravações históricas deste gaiteiro da Marcha do Corpo de Deus de Pontevedra. Estas foram as primeiras gravações documentais realizadas por Filgueira Valverde na Galiza em 1946. O trabalho inclui uma interpretação contemporânea deste repertório realizada com caixa, bombo e uma gaita de fole do século XIX realizada pelo Óscar Ibáñez Trio. Além disso contém a transcrição e a análise musical dos vinte cinco temas que compõem o CD.

Tabela das afinações dos cordofones portugueses com Francisco Caldas

  • Sábado, dia 4 às 17h

Os cordofones são, sem dúvida, os instrumentos mais populares de Portugal. Contudo a publicação dos seus métodos de aprendizagem tem sido escassa, irregular e maioritariamente dependente das motivações afetivas de diversos músicos. A consequência factual da carência deste tipo de publicações é a ausência do registo dos contextos culturais dos instrumentos, a opção preferencial por uma só técnica ou afinação, a inexistência de método académico e a não corroboração documental das teorias acerca da história destes instrumentos, entre outros problemas. A tabela de acordes dos cordofones portugueses não é um manual. É antes uma apresentação esquemática comparativa das afinações registadas pelas pesquisas do autor com todos os cordofones portugueses. Contudo, ciente do reduzido número de publicações existentes, Francisco Caldas teve a noção que a mesma será utilizada no auxílio para a aprendizagem de novos músicos. Antes de a publicar definitivamente pretende que, de uma forma universal, a mesma seja analisada e debatida de forma a consolidar a validade do seu conteúdo.

Conexões Portugal-Galiza-Brasil: Usos do cancioneiro galego-português, com José Luís do Pico Orjais e Domingos Morais

Sábado, dia 4 às 18h30m

Organizado pela aCentral Folque, esta palestra terá uma apresentação sobre a influência das práticas musicais portuguesas na Galiza e vice-versa, desde o aparecimento dos primeiros cancioneiros até os nossos dias. Nele serão debatidas diversas considerações sobre os cancioneiros portugueses e galegos do século XIX e as investigações atuais acerca da realização de um cancioneiro partilhado.

Apresentação do Método de Concertina / Acordeão Diatónico por Pedro Blanco

  • Sábado, dia 4 às 21h

O “Método de Acordeão Diatónico” da Através Editora é o primeiro manual para concertina escrito na Galiza. Trata-se de uma coletânea com mais de cem partituras que representam os géneros mais populares da Galiza e do Minho: moinheiras, jotas, mazurkas, valsas, polcas, pasacorredoiras, passodobles, cantos de taberna, viras, malhões e canas verdes, entre outros.

http://www.encontrodetocadores.pedexumbo.com/2016/pt/26/

  • Domingo, dia 5 às 12h

http://www.encontrodetocadores.pedexumbo.com/2016/pt/26/

http://www.encontrodetocadores.pedexumbo.com/2016/pt/26/

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe
Bookmark the permalink.

Deixa un comentario