RMS: Acrobata

Loading Map....

Data
11/01/2014 _ 21:00 h

Lugar
Auditorio da Xunqueira

Prezo: 4 €

Categoría


Fred Martins e Ugia Pedreira abrem a Rede de Músicas Soltas de Redondela em um primeiro concerto do ciclo apresentando o seu projecto Acrobata ao público em um concerto íntimo.

Acrobata é música saborosa com o cheiro ao mar do Atlántico da banda mais tropical na beira occidental e da catárquica da marinha lucense.

Dum afortunado encontro na baia de Guanabara nasceu o duo Ugia Pedreira e Fred Martins. Afortunado é a melhor maneira de definir o encontro, mas não deve confundir-se em absoluto com casual. Nada de casual pode ter un encontro entre duas maneiras gêmeas de entender a música, que é o mesmo que dizer entender a vida.

Na viagem a Niteroi a Ugia conhece ao Fred, partilham poesia, as letras da sua música, cantam juntos nas casas dos parceiros…tambén desse enamoramento musical nasceu a ideia de que o Fred, convidado por aCentral Folque que Ugia dirige, participara no Ciclo Músicas Portuárias que organiza em Ferrol.

A música de Fred Martins e Ugia Pedreira não é exactamente bossa-nova, que é outra maneira do samba nascido na década dos 50, nem propiamente samba, nem propiamente música popular galega mas pode ter relação com ambas na valorização do silêncio, na limpeza do som, no prazer de cantar como se estivessem na casa e no seu canto tão próximo da fala.

Partem da importância da palavra comum, da poesia, da crença de que a música é uma arte para gozar com todos os sentidos mas, sobre-tudo, do estado essencial da honestidade. Sem necessidade de adornos, as suas vozes juntam-se num canto despojado, desposuído, com o único valor de dar-se a mao na palavra e na música.. Um canto onde o importante é tanto o que se di como o que se cala.

O resultado deste duo é uma força e uma misteriosa comunicação com o público onde todo é evidente sem necessidade de explicá-lo.

_

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe
Bookmark the permalink.

Comments are closed