Coma cada 2ª sexta-feira de mes, há uma nova cita com o melhor baile europeu com a música ao vivo de afinados músicos. Para o mes de março há duas bandas das Terras de Santiago: Verdegaio e Tis Che tein.
Este 13 de março a partir das 21.30 na Gentalha do Pichel (Sta. Clara, 21, Compostela) e até bem passada a meia noite. Indispensável boa disposizom e calçado cómodo para dançar umas jotas, moinheiras, pasodobles, mazurkas, valsas, círculos, bourées, chotes, etc.
Tis che tein é uma banda de músicos galegos, que partindo da música popular achegam de um modo natural tanto ás tradizons europeias como ás novas tendências musicais atlánticas. Uma tímbrica caracterizada pela cor do vento e a vigorosidade das cordas sustentada em uma rica base rítmica. O resultado, um som sincero, orgánico, envolvente.
- María G. Blanco: violino
- Gom Goas: guitarra
- Xabier Agra: frauta
- Xacobe Varela: gaita e bouzouki
- Carlinhos Freire: percusom
A dupla Verdegaio nasce no ano 2005 com o ânimo de desfrutar fazendo música tradicional e partilhá-la em bailes, festivais e foliadas. Ao longo destes anos viajaram com o seu repertório a Irlanda, França, Portugal e Estados Unidos onde participaram em diferentes festivais, deram cursos de música tradicional galega para gaita, mandolina e acordeón e aprenderam novas peças que incluiron no seu repertório. No 2008 tiraram o seu primeiro trabalho discográfico intitulado “Repenicoque na Pedra” que recolhe uma selezom de temas tradicionais galegos que homenageiam aos que no passado contribuíram a enriquecer o património musical da Galiza. Para esta sesiom contaram com a ajuda ao baile de Carme García.
- Xabier Blanco: acordeom diatónico, melodeom e bandolim
- Alexandre Cadarso “Cano”: gaita, flauta e acordeom cromático
- Carme García: animazom ao baile