Novo texto para descarga commons.folque

rootsO portal de documentação, commons.folque.com,  que aCentral Folque coordina para a divulgação de textos de pesquisa e de música baixo licenzas copyleft para o dominio público, apresenta um novo título. Un trabalho realizado por Katarzyna Szczęchuła, para a Facultade de Linguas Modernas do Instituto de Estudios Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade de Varsovia (Polonia). “Cómo los músicos contemporáneos gallegos expresan su identidad cultural basándose en sus raíces culturales” é um trabalho de investigação sobre questões relacionadas com a identidade cultural e a peculiaridades políticas da Galiza.

Trata de mostrar a importância da música tradicional na sociedade galega e ademais a função que esta desempenha na actualidade. O objectivo deste trabalho é apresentar o modo no que alguns dos artistas galegos contemporâneos expressam a sua identidade cultural através da sua obra musical. Por que e de que modo se baseiam na música tradicional galega e ademais, como o tradicional e o actual convivem nas suas obras.

O material no que se apoia este trabalho de pesquisa constituem-no os estudos da etno-musicologia que ajudarão responder à pergunta sobre o papel que desempenha a música na cultura; as funções da música na sociedade; o panorama da música tradicional galega, como se desenvolvia ao longo dos séculos e os elementos que a compõem.

Entrevistas a Ugia Pedreira, Guadi Galego, Mercedes Peón, David Bellas, Óscar Fernández, Carlos Quintá ou Pedro Pascual coma criadoras e criadores de uma linguagem musical contemporânea desde a cultura tradicional herdada.

Katarzyna Szczęchuła é uma estudante de Filologia Espanhola na Faculdade dos Estudos Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade de Varsovia. Interessada pela língua e a cultura galega, especialmente a música tradicional e a sua função na actualidade.

DOWNLOAD: http://commons.folque.com/textos/

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe

Bookmark the permalink.

Deixa un comentario