Palheta Bendita 2016

palhetabendita16A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Escola de Gaitas da Ponte Velha da Associação Cultural Tirsense organizam, entre 11 e 14 de fevereiro a 10.ª edição do Palheta Bendita.  O evento arrancará nos dias 11 e 12 com oficinas de instrumentos musicais nos estabelecimentos escolares do concelho pelo músico, construtor e inventor de instrumentos Inocêncio Casquinha. 

Na sexta, dia 12, às 21h, na Fábrica de Santo Thyrso, será inaugurada a exposição «Os Zés Pereiras do Entre Douro e Minho» e, seguidamente, decorrerá um concerto de música medieval com a Jogralesca.  
No sábado, dia 13 de fevereiro, entre as 11h e as 23h30m e no domingo, dia 14 de fevereiro, entre as 14h30m e as 18h, haverá uma feira com 15 construtores de instrumentos musicais e duas editoras ligadas à música tradicional. 

 
Como já é habitual no evento, o dia é dedicado à realização de diversas oficinas. Na habitual oficina de construção de instrumentos, os participantes terão a oportunidade de aprender a construir diversos instrumentos musicais tradicionais, com Xavier Blanco, um músico e construtor galego ligado aos instrumentos ancestrais manufacturados com materiais naturais. 

Além disso decorrerá uma oficina de danças medievais com a Jogralesca assim como haverão diversas oficinas de execução de instrumentos: técnicas e repertório dos gaiteiros mirandeses com Ricardo Santos dos Velha Gaiteira; afinação de gaita-de-fole com Henrique Fernandes; concertina com Fernando Fernandes dos Convinha Tradicional e cavaquinho e viola braguesa com Luís Silva e João Matos.
Na tarde de sábado haverá tempo ainda para uma palestra com o conhecido construtor de cordofones de arco António Capela e, ao início da noite, será apresentado o livro A Alma da Gaita-de-foles Mirandesa: palhetas e palhões pelo autor Henrique Fernandes.

A Escola de Gaitas da Ponte Velha encerrará o dia no local com um concerto e, seguidamente, os participantes rumarão até à Associação Amigos do Sanguinhedo onde haverá uma foliada/jam session aberta a todos.

No domingo, dia 14 de fevereiro, a partir das 15h30m, atuarão o Rancho Folclórico de São Martinho do Campo e o Rancho Etnográfico de Santa Maria de Negrelos. Posteriormente a tarde encerrará num baile conjunto com a Associação Coreto.

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe
Bookmark the permalink.

Deixa un comentario