Baile Assalto con Bitoque e Verdegaio

Graphic13Coma cada 2ª sexta-feira de mes, há uma nova cita com o melhor baile europeu com a música ao vivo de afinados músicos. Para o mes de março há duas bandas das Terras de Santiago: Verdegaio e Bitoque.

Este 10 de abril a partir das 21.30 na Gentalha do Pichel (Sta. Clara, 21, Compostela) e até bem passada a meia noite. Indispensável boa disposizom e calçado cómodo para dançar umas jotas, moinheiras, pasodobles, mazurkas, valsas, círculos, bourées, chotes, etc.

Recuperamos os obradoiros prévios ao BA, hoje com um especial adicado á Mazurka e a Bourrée dirigido por o própio David Rodrigues e Ana Andrade.

Bitoque:

“É o clavo que leva a llanta”, son as verbas de Concha de Luneda para explicar o que “bitoque” significa. Para o caso, é a dupla que o sanfonista Ariel Ninas tem para o repertório de bailes europeios acompanhado de algum outro músico. Para o dia estrea formação com o guitarrista lisboeta David Rodriguez, especialista em bailes do mundo com a banda String Fling ou a Ethno Portugal.

  • Ariel Ninas: sanfona
  • Davide Rodrigues: guitarra

Verdegaio:

A dupla Verdegaio nasce no ano 2005 com o ânimo de desfrutar fazendo música tradicional e partilhá-la em bailes, festivais e foliadas. Ao longo destes anos viajaram com o seu repertório a Irlanda, França, Portugal e Estados Unidos onde participaram em diferentes festivais, deram cursos de música tradicional galega para gaita, mandolina e acordeón e aprenderam novas peças que incluiron no seu repertório. No 2008 tiraram o seu primeiro trabalho discográfico intitulado “Repenicoque na Pedra” que recolhe uma selezom de temas tradicionais galegos que homenageiam aos que no passado contribuíram a enriquecer o património musical da Galiza. Para esta sesiom contaram com a ajuda ao baile de Carme García.

  • Xabier Blanco: acordeom diatónico, melodeom e bandolim
  • Alexandre Cadarso “Cano”: gaita, flauta e acordeom cromático
  • Carme García: animazom ao baile

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe
Bookmark the permalink.

Deixa un comentario