Cidades sonoras portuguesas

Este é um projeto de Mapeamento Sonoro de Cidades Portuguesas a desenvolver entre Abril e Junho 2014 na cidade de São Pedro do Sul. Dirigido por Luís Costa (Binaural/Nodar) com alunos e professores da Escola Secundária de São Pedro do Sul. Faz parte do projecto geral da Binaural/Nodar sobre Aldeias Sonoras e Cidades Sonoras.

Cidades Sonoras é um projecto educativo de mapeamento sonoro de espaço urbanos portuguesas. Guiados por monitores, um grupo de participantes oriundos do contexto social/geográfico objecto de documentação irá gravar os sons que segundo os próprios caracterizam melhor a zona, registando as coordenadas geográficas de cada som, a par de outras informações contextualizadoras e de registos fotográficos.

cidades-sonorasO projecto procura evidenciar a especificidade acústica de cada cidade e de cada bairro, não obstante a crescente homogeneização dos espaços urbanos contemporâneos. O projecto é estruturado de forma a estimular tanto a atenção aos pequenos detalhes acústicos da cidade como o contacto inter-geracional em que as vozes da memória da cidade de outros tempos podem assumir um papel determinante.

Esta ligação do projecto a participantes locais e à sua memória da cidade constitui o aspecto determinante do projecto. Ou seja, propõe-se fundamentalmente fornecer ferramentas de percepção e tecnológicas para re-ligar as comunidades aos seus espaços vitais, para fazer despoletar memórias sonoras, quiçá para acrescentar algumas centelhas de auto-estima a quem assistiu a transformações irreversíveis da cidade.

O resultado final da actividade será a criação colectiva de um catálogo de sons mapeado num mapa digital e a sua apresentação pública à cidade.

O projeto específico em São Pedro do Sul terá cinco grandes temas para as gravações sonoras: comércio tradicional, serviços públicos, a ruralidade dentro da cidade, o rio Vouga e as Termas de São Pedro do Sul.

É aqui onde o espaço urbano das cidades encontra-se, tal como a maioria dos espaços territoriais europeus, sujeito a profundos processos de transformação que operam a múltiplos níveis, os quais muito genericamente poderão ser categorizados em processos de “ganho” e processos de “perda”. A cidade ganha novas formas de reapropriação do espaço público, a cidade ganha terreno a zonas até aqui rurais ou proto-urbanas, a cidade perde sentido de comunidade, a cidade perde sentido de especificidade.

 

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe
Bookmark the permalink.

Deixa un comentario