Autora: Susana Sanches Arins
O livro arte menor recolhe a aventura de sete mulheres d’O Lugar que decidem assistir a aulas de pandeireta e canto tradicionais. O livro é uma reivindicação do trabalho comunitário e das mulheres do rural, de uma tradição viva e dinâmica, que se adapta aos tempos e evolui; uma defesa de que os fios que tronçam podem não ser recuperados, mas sim amarrados e retecidos.
Há também uma vontade de propor uma escrita anti-épica. Há uma referência literária importante: a Odisseia, vista desde as leituras feministas, como oposta à Ilíada. Ambas são obras clássicas nascidas da tradição oral, o que as vincula com a base de fundo da obra: os cantos da tradição oral galega.
A capa do livro e as ilustrações interiores som uma criação da artista portuguesa Maria João Worm.
Sobre Susana Sanches Arins
Nasceu em Vila Garcia e criou-se no Fojo, A Estrada. Em ambos os lugares as vizinhas e a família negavam saber nada de tradição ou cantos ou danças. Começou a dançar de menina, no grupo Abrente do CEIP do Fojo, em estilo korosidansas. Já de adulta, na Arouça, assistiu a aulas de pandeireta com Lucía César e retomou nos últimos anos, pamdemia mediante, na escola de Tamparrantán, no Santo André de Vea, na Estrada.
Ademais disso, põe escola em Cúntis e escreve livros, de poesia, de narrativa. A sua obra mais popular é seique (Através Editora 2015/19), na que muitas vem o ritmo da jota e mesmo da moinheira por entre as linhas.
- Libro
- Ref: SV04
- ISBN: 979-13-990115-4-8
- Páxinas: 96
- Colección SEIVA
- Ano: 2025
- PVP: 20€
Mercar no Consorcio Editorial Galego
Os sons de arte menor
O livro tem uma série de gravações incidentais que descrevem alguns dos poemas. Podes ouvi-los cá em formato áudio na página Sons da arte menor







