Instrumentos Musicais Populares do Noroeste

aCentral Folque colabora em Portugal com uma mostra muito interessante sobre a organologia da música popular do noroeste ibérico que tem lugar na Casa dos Crivos de Braga e terá patente ao público entre 8 e 29 de Fevereiro. “Instrumentos Musicais Populares do Noroeste Peninsular” pretende dar a conhecer a diversidade organológica da Galiza e do Norte de Portugal. Este sábado 8 de fevereiro terá lugar a inauguração  da exposição, enmarcada no âmbito do VI Convergências Portugal/Galiza dentro das atividades de Braga, capital da cultura do Eixo Atlântico 2020.

Neste eixo territorial, além da afinidade linguística, verificam‑se também ligações em diversas manifestações musicais, executadas com muitos dos instrumentos que estarão patentes na Casa dos Crivos.

Nestes objetos descobrem‑se particularidades inerentes ao saber fazer dos artífices que os manufaturam, à habilidade dos músicos que, de forma autodidata, constroem o seu próprio instrumento e às dinâmicas associativas que andam à volta da recuperação e salvaguarda de instrumentos e práticas musicais, histórica e etnologicamente informadas.

 

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe
Bookmark the permalink.

Deixa un comentario