O 1º Método de acordeão diatónico

PresentacionDiato_eTRAD_webEsta semana apresenta-se o primeiro manual para acordeão diatónico escrito na Galiza. aCentral Folque colabora na publicação, asesoramento edifusão deste livro assim como a assintura do prólogo da pluma de Ramom Pinheiro, diretor artístico da Folque. Este acto acontecerá em Vigo, na e-Trad.

O manuel está escrito por Pedro Branco,  músico pioneiro na recuperação do instrumento na Galiza, mestre em diversas associações e escolas da zona de Vigo.

Entre outras, aCentral Folque apadrinha o seguinte evento para apresentar o livro. Será a quarta-feira 20 de abril no Auditorio da e-Trad de Vigo ás 20.30. Itervenhem Pedro Banco (autor) e Jose Ramom Pichel (Através editora.)

aCentral Folque, 15 anos com o diatónico

Na Folque levamos mais de 15 anos trabalhando na investigação e difusão do acordeão diatónico em Galiza. Hoje estamos de celebração já que acabamos de receber os exemplares duma nova publicação realizada desta volta com os nossos parceiros e amigos de Através editora. O título é muito gráfico: Método de Acordeão diatónico de Pedro Blanco. A emoção de ter este fermoso trabalho nas mãos, levou-nos a rememorar algumas das nossas iniciativas mais destacadas no âmbito do diato nos últimos quinze anos.

Ensino Regular

2000-2007. Aulas regulares de Acordeão diatónico (Conservatório de Música Tradicional e Folque, Lalim). Prof. Pedro Pascual

2008-2009. Aulas regulares de Acordeão diatónico (aCentral Folque-Centro Galego de Música Popular, Santiago de Compostela). Prof. Pedro Pascual.

2009-2014. Aulas regulares de Acordeão diatónico (Escola Livre da MPG, Santiago de Compostela). Prof. Pedro Pascual.

Cursos Monográficos com professorado internacional

2002_Loïg Troel (Bretanha), 2004_Cati Plana (Catalunha), 2009_Artur Fernándes (Portugal), 2012_Antonio Rivas (Colómbia), Alain Pennec (Bretanha), 2013_Sophie Cavez (Belgica), Kepa Junkera (EH)…

Encontros Galegos

2002. I Encontro de Acordeão diatónico. Bertamirans, Ames.

2003. II Encontro de Acordeão diatónico. Lalim.

2005. III Encontro de Acordeão diatónico. Ourense.

2006. IV Encontro de Acordeão diatónico. Ponte Ceso

Publicações

2009. Hermanos Moreira. Acordeón Mariñeiro. [CD] Ouvirmos_aCentral Folque

2015. Pazos de Merexo e o acordeón diatónico na Costa da Morte. Xurxo Souto e Pedro Pascual. aCentral Folque. [Livro-Cd, 92 pag]

2016. Método de acordeão diatónico. Pedro Blanco. Através editora_aCentral Folque.

About Folque

aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular. Galiza, Europe
Bookmark the permalink.

Deixa un comentario